Nesse artigo você vai conhecer mais sobre Como o tempo de inverno pode causar dentes e sensibilidade espero que goste, aproveite também para conhecer outros artigos relacionados em nosso Blog, aqui você sempre vai encontrar novos artigos. Se desejar entrar em contato com alguém de nossa Clínica Dentista em BH, fique a vontade! Agradecemos sua visita!

Os seus dentes já machucaram quando você come alguma coisa quente ou fria? Quando o esmalte dos dentes se desgasta ou as gengivas recuam, ele expõe uma camada de seus dentes que é muito sensível às mudanças de temperatura. Se algo muito quente ou muito frio toca esta parte de sua boca, você sentirá alguma dor.

Mas você não está apenas em risco para esse tipo de desconforto por sua dieta. Durante o inverno, seus dentes se contraem em resposta ao clima frio intenso. Isso pode levar a rachaduras nos dentes e causar o mesmo tipo de dor que você experimenta quando morda sorvete. Dê uma olhada em como o frio pode afetar seus dentes, como isso se relaciona com o clima do inverno e o que você pode fazer para corrigir dores e dentes ou nervos sensíveis.

O clima frio pode prejudicar meus dentes?

Sim, o tempo frio pode prejudicar seus dentes. Em resposta ao calor extremo e ao frio, seus dentes se expandem e se contraem. Ao longo do tempo, isso pode levar a rachaduras nos dentes, expondo os tubos microscópicos vulneráveis ​​abaixo do esmalte. Esta é a mesma dor dental que você sente por causa de carências, doenças das gengivas e outros maus hábitos orais.

Esta camada abaixo do esmalte é chamada dentina. É o “núcleo” de seus dentes , com o esmalte cobrindo a parte superior desta camada e as gengivas cobrindo a parte inferior. Infelizmente, a dentina é coberta de fibras nervosas. Portanto, qualquer problema com o seu esmalte ou gengivas, como a doença periodontal, pode deixá-lo vulnerável à dor de frio.

A sensibilidade ao tempo pode ocorrer independentemente de quão bem você cuida dos seus dentes, mas corre o risco de não praticar boa higiene bucal e viver em uma área com oscilação extrema da temperatura. Para minimizar a sensibilidade, você deve aprender sobre as causas comuns de dentes sensíveis e o que você deve fazer quando notar dor devido ao frio.

Culpados comuns responsáveis ​​por dentes sazonalmente sensíveis

Sua dentina pode ser exposta por vários motivos. Muitas vezes, as pessoas usam o esmalte ou sofrem de retração de gengivas e sensibilidade dentária devido a uma das seguintes razões:

  • Doença periodontal: Doenças das gengivas, cemento, ligamento periodontal e osso alveolar podem expor a dentina e causar sensibilidade. A gengivite é um dos primeiros estágios da doença periodontal.
  • Escovando muito vigorosamente:  você pode pensar que você precisa suportar duro para remover manchas de superfície, mas escovar com muita força pode começar a desgastar seu esmalte.
  • Aperto e moagem: algumas pessoas podem apertar ou moer os dentes durante o sono. Isso pode desgastar o esmalte dos dentes e levar a sensibilidade.
  • Decadência dentária: a sensibilidade ao frio é um sinal precoce de um problema de cárie dentária não detectada. Se você começar a sofrer dor nos dentes, vá ver um dentista.
  • Agentes de clareamento de dentes: Você começou a usar um novo agente de clareamento de dentes? Os ingredientes que tornam seus dentes mais brancos podem tirar as manchas da superfície e começar a desgastar seu esmalte. Se o agente começar a ferir os dentes, pare o tratamento e consulte o seu dentista.
  • Bebidas ácidas: Sodas, café, chá e outras bebidas com uma alta concentração de ácido, como sucos, podem corroer os dentes e expor a camada dentinária.
  • Outros hábitos de estilo de vida: outros maus hábitos de saúde bucal, como usar produtos de tabaco ou não escovar ou usar fio dental, podem fazer com que suas gengivas recuem. Quando isso acontece, a dentina na base das gengivas está exposta e pode levar a dentes sensíveis à temperatura.

Experimente estas correções para seus dentes sensíveis

Se você tiver sensibilidade, um dentista pode recomendar uma dessas correções para seus dentes sensíveis :

  • Um aplicativo de flúor: o flúor é um mineral natural que um dentista pode aplicar aos seus dentes sensíveis. Esta aplicação fortalece o esmalte e evita a sensibilidade por causa da dentina exposta.
  • Cobrindo as superfícies radiculares: um dentista pode aplicar um selante para corrigir problemas com retração de gengivas.
  • Fazendo um protetor bucal: Se você apertar ou moer os dentes, um dentista pode fazer um protetor bucal para evitar que você danifique os dentes durante o sono. Isso também pode ajudar com a dor no maxilar.
  • Tratamento do canal radicular: durante o procedimento do canal radicular, o dentista remove a polpa macia dentro do dente danificado. Isso é recomendado para corrigir problemas com decadência profunda ou dente rachado ou lascado.

Quando ver um dentista

Você deve ver um dentista sempre que sentir sensibilidade dentária. Isso também é necessário se você precisar de uma solução mais complexa, como um protetor bucal. Um dentista também pode determinar exatamente quais dentes estão expostos à sensibilidade e recomendar um tratamento adequado ou prescrever uma pasta de dentes especial ou produto similar. Finalmente, se seus dentes são especialmente sensíveis, um dentista pode agendar um canal radicular, preenchimento ou outro procedimento avançado.

Se você está apenas começando a lutar com sensibilidade ou sempre tem problemas no clima frio, vale a pena visitar seu dentista e encontrar uma solução para resolver sua dor.